Este blog é parte integrante da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Deixem os porcos em paz!

De todos os animais vitimados por caricaturas especistas, talvez a maior vítima seja o porco. O porco é uma figura constante na cultura popular por causa das associações metafóricas que ao decorrer da história humana foram impostas a ele.

Ao porco foi dada fama de sujo e guloso (ou ganancioso), ambas caraterísticas que resultam do seu aprisonamento por humanos, ou seja, artificiais, já que os porcos são naturalmente limpos e na natureza provavelmente não comem mais do que o necessário (ao contrário dos humanos). Quanto ao desejo exagerado por dinheiro ...

Tem gente que acha porco engraçado, um elemento de cena bom para chacota. No último domingo (03/05) o Pânico na TV da Rede TV, um programa que recentemente se transformou em um espetáculo grotesco de especismo e misantropia, usou um porco no auditório de onde o programa é apresentado. O animal gritava em desespero e ainda teve o desprazer de ser beijado a força por uma das apresentadoras do programa, Sabrina Sato.

Dois dias depois em Brasília dois porcos foram usados no trote dos calouros de Agronomia na UnB. Agora os animais estão internados em um Hospital de Animais de Grande Porte e correm o risco de serem mortos.

Usar animais e o sofrimento alheio para se divertir é cruel, além de demonstrar uma enorme falta de imaginação.

Por Lobo Pasolini

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Merecida resposta dos "cassetas" aos deputados!

Casseta & Planeta aos Deputados..

NÃO SE DÃO AO RESPEITO TEM MAIS É DE SER ESCULACHADOS MESMO.

Vejam a noticia... depois leia a resposta do pessoal do Casseta e Planeta ao Deputados...
A Nota de Esclarecimento realmente é digna dos Cassetas.
É O MÁXIMO!!!


O Globo (Brasília):
Câmara se queixa do 'Casseta & Planeta'
Pressionada por deputados, a Procuradoria da Câmara vai reclamar junto à Rede Globo pelas alusões feitas no programa 'Casseta & Planeta' exibido terça-feira passada.
Os parlamentares reclamaram especialmente do quadro em que foram chamados de 'deputados de programa'. Nele, uma prostituta fica indignada quando lhe perguntam se ela é deputada? O quadro em que são vacinados contra a ' febre afurtosa' também provocou constrangimento.
Na noite de quarta-feira, um grupo de deputados esteve na Procuradoria da Câmara para assistir à fita do programa. Segundo o procurador Ricardo Izar (PMDB-SP), duas parlamentares choraram-coitadinhas. Izar se encontrará segunda-feira com representantes da emissora, para tentar um acordo, antes de recorrer à Justiça.
O presidente da Câmara também se disse indignado: - O programa passou dos limites.Eles têm talento suficiente para fazer graça sem desqualificar a instituição (que instituição???), que garante a liberdade para que façam graça.
O diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, disse que a rede só se pronuncia sobre ações judiciais, depois de serem efetivadas.
Os humoristas do Casseta & Planeta não quiseram falar sobre o assunto, dizendo não querer 'dar importância à concorrência' .


NOTA DE ESCLARECIMENTO
"Foi com surpresa que nós, integrantes do Grupo CASSETA & PLANETA, tomamos conhecimento, através da imprensa, da intenção do presidente da Câmara dos Deputados de nos processar por causa de uma piada veiculada em nosso programa de televisão. Em vista disso, gostaríamos de esclarecer alguns pontos:
1. Em nenhum momento tivemos a intenção de ofender as prostitutas. O objetivo da piada era somente de comparar duas categorias profissionais que aceitam dinheiro para mudar de posição.
2. Não vemos nenhum problema em ceder um espaçopara o direito de Resposta dos deputados. Pelo contrário,consideramos o quadro muito adequado e condizente com a linha do programa.
3. Caso se decidam pelo direito de resposta, informamos que nossas gravações ocorrem às segundas-feiras, o que obrigará os deputados a ' interromper seu descanso ."
Equipe do Casseta & Planeta

quarta-feira, 6 de maio de 2009

LEIAM COM ANTENÇÃO: Navios Negreiros ainda existem...

... e agora fazem o transporte à distância de inocentes animais...


"Os novos navios negreiros:

Recentemente a emissora londrina BBC noticiou em seu site na internet uma série de documentários, intitulados "Handle With Care", sobre o transporte de longa distância de animais vivos, com objetivo de serem abatidos no local de destino: são viagens por terra e pelo mar e que às vezes duram mais de 30 dias.As filmagens foram feitas durante anos por ativistas de entidades não-governamentais ligadas à defesa dos direitos de animais e que acompanharam, secretamente, diversos roteiros dessas viagens. O resultado é alarmante quanto à violência e falta de ética do ser humano em relação aos outros seres vivos: porcos esmagados no embarque dos navios, quase a totalidade das galinhas transportadas sofrendo múltiplas fraturas, cavalos viajando sem descanso e água por 40 horas, terneiros conduzidos por ferrões elétricos, enfim, animais subjugados pela doença, fome e estresse.


O Brasil está "contemplado" nos referidos documentários, por integrar uma das rotas cruéis: a do transporte de gado vivo da Amazônia para países do Oriente Médio.De fato, na condição de Promotor de Justiça, já pude investigar um pouco do sistema de exportação de animais vivos desde o Porto do Rio Grande até o Oriente Médio, e a conclusão a que se chega não é diferente.

Trata-se de uma prática que ofende os princípios éticos mais relevantes, ao retirar animais de tenra idade da vida no campo, desmamados precocemente, para serem transportados pela forma mostrada no documentário, e ao permitir que nesses países sejam abatidos sem observância das regras que vigoram em nosso país e que impõem que o abate dos animais de "açougue" seja precedida de insensibilização. Além disso, a aglomeração desses animais, às vezes em áreas urbanas, à espera do embarque, é potencialmente lesiva ao meio ambiente; e sob o ponto de vista econômico, sempre tão lembrado, significa perda de emprego para muitos trabalhadores ligados a frigoríficos e a outros empreendimentos que lidam com essa "matéria-prima".

Enfim, ao ignorarmos o sofrimento desses seres vivos capazes de experimentarem sensações de alegria, tristeza, medo e pavor, tal como nós humanos, expomos nossa face mais perversa, e criamos, em pleno século 21, novos navios negreiros. Integrantes de povos vitimados por escravatura não devem encontrar qualquer ofensa na comparação, pois ela revela apenas que as idéias equivocadas de superioridade de raças e sexos, bem como os preconceitos em geral, são primos do antropocentrismo, em que se crê que o homem é a figura central da natureza (muito embora esta lhe anteceda em bilhões de anos!) e que só os interesses humanos são dignos de preocupação moral. Ao contrário, a comparação enaltece o que há de mais importante por trás da lembrança desses tristes eventos da história da humanidade: a necessidade de que o sofrimento alheio, de qualquer ser vivo que seja capaz de sofrer, jamais nos seja indiferente."

*Promotor de justiça (Defesa Comunitária e Meio Ambiente) em Pelotas, RS.

ATENÇÃO: Coca-cola ZERO faz mal à saúde

Quem tiver algum conhecido que trabalhe junto ao Ministério Público, seria de bom senso repassar a notícia para averiguação compentente e posterior providencias legais.

COCA-COLA ZERO PROIBIDA nos Estados Unidos...

Recebemos esta mensagem do Dr. Edgardo Derman, médico em San Juan ,Argentina, a respeito de sua pesquisa sobre o refrigerante Coca-Cola Zero.

Para não incorrermos em divulgar notícia infundada, pesquisamos o site do Federal Drugs Administration, o mais respeitado órgão de controle de drogas e alimentos daquele país, cujas publicações merecem o crédito de toda a comunidade científica internacional.

Como se trata de saúde do consumidor, traduzimos a mensagem que vai publicada na íntegra como nos chegou:

"Faço minha contribuição a este interessantissimo artigo: Na décadade setenta apareceu uma bebida que foi muito popular em seu momento. A casualidade é que a mesma era produzida também pela Coca Cola e se chamava TAB, obtendo grande êxito já que era dietética.

Nesta época, meu irmão, um engenheiro químico, estava fazendo uma Pós-Graduação na Espanha em Produtos Alimentícios e nos chamou atenção para não consumirmos esta bebida pois a mesma continha “Ciclamato”, um agente químico que reconhecidamente fazia mal à saúde.

DESDE ESSA ÉPOCA SE SABE QUE NÃO SE PODE USAR O CICLAMATO PARA CONSUMOHUMANO.

O Ciclamato, apesar dos alertas, continuou a ser usado em muitos produtos dietéticos, notadamente nos países em desenvolvimento ou não desenvolvimos.
Quando forem a um supermercado ou mercearia basta conferir os ingredientes para ver se apresenta esta nociva substância nas composições destes produtos.

Agora prestem atenção:
Porque a Coca-Cola Zero, que contém Ciclamato, foi proibida nos EstadosUnidos?
Conheça as razões deste porquê. E mais uma questão: O que se passa na América Latina, onde este produto ainda não foi retirado do mercado?
Fiquem de olho nesta bebida, afinal, o que você sabe da Coca-Cola Zero?

Depois de uma massiva propaganda do novo produto Coca-Cola Zero, começaram a aparecer na comunidade científica, artigos médicos sobre osmalefícios do Ciclamato.De outra forma, os consumidores começaram a questionar porque a Coca-Cola lançava um produto que viria concorrer com outro produto seu da mesma linhagem, a Coca-Cola Light. Afinal, asa duas não prometiam a inexistência de açúcar em suas composições?Se ambas não contém açúcar, o que as diferenciava?

As respostas para estas questões estão a mostra num atento exame dos componentes de tais refrigerantes: A Coca Cola LIGHT possui: Acesulfame K (16mg/%) y Aspartame (24mg/%), numtotal de 40mg/100ml de bebida, de edulcorantes.
Já a Coca Cola ZERO tem em sua formulação Ciclamato de Sódio (27mg%),Acesulfame K (15mg%) e Aspartame (12 mg%), tornando-a mais doce que a outra - um total 54mg/100ml de bebida). Tendo em conta que o edulcorante «Ciclamato de Sodio» está terminantemente proibido pelo F.D.A (Federal Drugs Administration) - (Organismo máximo de controle de alimentos e drogas dos EEUU da América) por comprovados efeitos na gênese de tumores cancerígenos, e mais, que o Ciclamato é muito mais barato que o Aspartame (a razão de 10 dólares por quilo do Ciclamato contra 152 dólares/Kg do Aspartame, vem a pergunta: Que Coca-Cola você passará a tomar?

Nota da Redação: Parece fácil a resposta, ainda mais considerando-se que o Ciclamato de Sódio é cancerígeno, não? Entretanto, o que se vê é um contínuo incremento no consumo da Coca Zero em contraste a um decréscimo noconsumo da Light.

Especialmente nos países em que a Coca Zero não foi ainda tirada do mercado. O que faz isto? A massificação da propaganda da Coca Zero, contra praticamente nenhuma da Coca Light. Assim, somos induzido a a ingerir um produto que, proibido em outros centros por conter um agente cancerígeno, ainda está a disposição em nossos mercados.

ANEXOS
Como é meu costume investigar pela Internet – não creio em verdades absolutas – entrei no site do FDA e… SURPRESA!!!
Lá, encontrei uma lista de aditivos e alimentos considerados seguros para a saúde humana, chamada, Generally Recognized as Safe (GRAS).
Pois bem! Efetivamente o Ciclamato de Sódio aparece nesta lista com uma observação em inglês:
Sodium cyclamate - NNS , ILL - Removed from GRAS - list 10-21-69 - 189.Ou seja, o Ciclamato de Sódio foi retirado da lista de aditivos e alimentos seguros.


Confira em http://www.cfsan.fda.gov/~dms/opa-appa.html Continuei minha busca e encontrei através do site do FDA um “link” para uma outra lista com a sigla EAFUS (Everything Added to Food in the United States). Traduzindo: Todos os Aditivos de alimentos nos EstadosUnidos.
Lá, está claramente a proibição ao Ciclamato de Sódio: SODIUM CYCLAMATE-PROHIBITED.


Quer a fonte? Consulte:http://www.cfsan.fda.gov/~dms/eafus.html Finalmente, deparei-me com outra lista de substâncias proibidas em alimentos para consumo humano. E lá estava: PART 189--SUBSTANCES PROHIBITED FROM USE IN HUMAN FOOD. 189.135 Cyclamate and its derivatives.

Fonte:http://www.access.gpo.gov/nara/cfr/waisidx_03/21cfr189_03.html

Alguma dúvida? Bem, foi esta a mensagem que me chegou por e-mail.
Agora meus comentários: A Pessoa que me enviou a mensagem perguntava-me: porque a Coca-Cola Zero é vendida nos Estados Unidos se a FDA proibiu o uso de Ciclamato de Sódio para consumo humano?


A resposta é simples; A COCA COLA ZERO vendida nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na mayoría dos países europeus NÃO CONTÉM Ciclamato de Sódio.
Isto só acontece nos países pobres ou subdesenvolvidos como os da Europa Oriental e América Latina.


Quando no ano passado se tirou do mercado a Coca-Cola Zero no Méxicocriou-se uma grande polêmica porque ela continha Ciclamato e tiveram que trocá-la.A Coca Cola nunca aceitou dizer que ela havia sido tirada do mercado por causa do Ciclamato. Ao invés disto disse que a mesma foi retirada do mercado para “melhorar seu sabor”.

É frustrante e indigno o que estes países fazem com os países do dito3º. Mundo.
Não lhes interessa a saúde do consumidor (que em sua ignorância crêem estar usando produtos dietétios seguros).Interessa-lhes, apenas, o lucro, o dinheiro. Por incrível que pareça, em minhas investigações a COCA COLA ZERO que sevende na Espanha também possui esta coisa, o Ciclamato.Porém, está cada vez mais rara sua venda. A que vendem na Alemanha tambémcontém esta droga.


POR FAVOR CONTRIBUYAMOS CON UNA CAUSA JUSTA, REENVÍA ESTE MENSAJE A TODO EL QUE PUEDAS PARA QUE SE SEPA QUÉ CLASE DE VENENO SE ESTÁ VENDIENDO EN CADA UNA DE LAS TIENDAS DEL PAIS"

Dr.Edgardo Derman MAACLU3PCJ - San Juan - ARGENTINA

Alienação Social - LUTAR OU ESQUECER?

A vida está ameaçada pelo consumismo da população crescente, uma falta de estrutura mental eintelectual dos governantes estam fazendo com que as novas mentalidades cresçam estragando,destruindo, poluindo, matando, e continuando com as culturas inúteis do nosso país.

O desenvolvimento de projetos por ONG's de diversos países e do nosso país, tentam mostrar que os feitos sociais estão errados e que irá passar para as próximas gerações, se nós dessa geraçãonão fizermos nada isso vai explodir, é claro que muitos fazem. Essas ONG's, tentam passar a melhor informação para a população, mas quando vamos fazer nossa parte tentando mudar o mundo tentandomudar essa cultura fútil, aparecem pessoas dizendo que o que fazemos é errado, e que estamosperdendo nosso tempo, ao invés de estarmos protestando, deveriamos estar dentro de um escritórioou de uma dessas empresas que escravizam o vosso povo.

As forças capitalistas martelaram tanto em vossas cabeças que quando você tenta mudar o queestá errado, as pessoas fazem questão de nos mostrar o quanto a falta de luta e forçafora esquecida por tantas cabeças sem valores.

Quando na ditadura militar eles lutavam para tirar do poder os partidos que comandavam na época, e para acabar com a falta de democrácia, hoje ninguém mais faz nada, sim tiraram o Collor do poderno impeachment a 18 anos atrás, essa foi a última grande mobilização nacional, desde entãoninguém mais fez nada para tirar alguém do poder ou pelomenos mostrar que o povo está vivoe ligados no que eles fazem, mas o que vemos? uma sociedade de pessoas burras analfabetas semcaráter algum, e é isso que eles querem que nós os "burros" continuamos burros.

Não da pra viver em conto de fadas, o mundo grita, clama por ajuda e ninguém escuta e se escutamnão fazem nada por que não conseguem sair e dizer que está errado o que os outroscultuam pensando ser certo quando tudo está errado.

As vezes nós ATIVISTAS não conseguimos sequer berrar a favor dos nossos animais e dos nossos ideias, mas temos exércitos e eles nos dão forças então erguemos a cabeça e partimos para mais um dia de batalhas contra essa desmoralidade mental dessa geração.

Egon Henrique

A gripe dos porcos e a mentira dos homens

(Mauro Santayana)

O governo do México e a agroindústria procuram desmentir o óbvio: a gripe que assusta o mundo se iniciou em La Glória, distrito de Perote, a 10 quilômetros da criação de porcos das Granjas Carroll, subsidiária de poderosa multinacional do ramo, a Smithfield Foods. La Glória é uma das mais pobres povoações do país. O primeiro a contrair a enfermidade (o paciente zero, de acordo com a linguagem médica) foi o menino Edgar Hernández, de 4 anos, que conseguiu sobreviver depois de medicado. Provavelmente seu organismo tenha servido de plataforma para a combinação genética que tornaria o vírus mais poderoso. Uma gripe estranha já havia sido constatada em La Glória, em dezembro do ano passado e, em março, passou a disseminar-se rapidamente.

Os moradores de La Glória – alguns deles trabalhadores da Carroll – não têm dúvida: a fonte da enfermidade é o criatório de porcos, que produz quase 1 milhão de animais por ano. Segundo as informações, as fezes e a urina dos animais são depositadas em tanques de oxidação, a céu aberto, sobre cuja superfície densas nuvens de moscas se reproduzem. A indústria tornou infernal a vida dos moradores de La Glória, que, situados em nível inferior na encosta da serra, recebem as águas poluídas nos riachos e lençóis freáticos. A contaminação do subsolo pelos tanques já foi denunciada às autoridades, por uma agente municipal de saúde, Bertha Crisóstomo, ainda em fevereiro, quando começaram a surgir casos de gripe e diarreia na comunidade, mas de nada adiantou. Segundo o deputado Atanásio Duran, as Granjas Carroll haviam sido expulsas da Virgínia e da Carolina do Norte por danos ambientais. Dentro das normas do Nafta, puderam transferir-se, em 1994, para Perote, com o apoio do governo mexicano. Pelo tratado, a empresa norte-americana não está sujeita ao controle das autoridades do país. É o drama dos países dominados pelo neoliberalismo: sempre aceitam a podridão que mata.

O episódio conduz a algumas reflexões sobre o sistema agroindustrial moderno. Como a finalidade das empresas é o lucro, todas as suas operações, incluídas as de natureza política, se subordinam a essa razão. A concentração da indústria de alimentos, com a criação e o abate de animais em grande escala, mesmo quando acompanhada de todos os cuidados, é ameaça permanente aos trabalhadores e aos vizinhos. A criação em pequena escala – no nível da exploração familiar – tem, entre outras vantagens, a de limitar os possíveis casos de enfermidade, com a eliminação imediata do foco.

Os animais são alimentados com rações que levam 17% de farinha de peixe, conforme a Organic Consumers Association, dos Estados Unidos, embora os porcos não comam peixe na natureza. De acordo com outras fontes, os animais são vacinados, tratados preventivamente com antibióticos e antivirais, submetidos a hormônios e mutações genéticas, o que também explica sua resistência a alguns agentes infecciosos. Assim sendo, tornam-se hospedeiros que podem transmitir os vírus aos seres humanos, como ocorreu no México, segundo supõem as autoridades sanitárias.

As Granjas Carroll – como ocorre em outras latitudes e com empresas de todos os tipos – mantêm uma fundação social na região, em que aplicam parcela ínfima de seus lucros. É o imposto da hipocrisia. Assim, esses capitalistas engambelam a opinião pública e neutralizam a oposição da comunidade. A ação social deve ser do Estado, custeada com os recursos tributários justos. O que tem ocorrido é o contrário disso: os estados subsidiam grandes empresas, e estas atribuem migalhas à mal chamada "ação social". Quando acusadas de violar as leis, as empresas se justificam – como ocorre, no Brasil, com a Daslu – argumentando que custeiam os estudos de uma dezena de crianças, distribuem uma centena de cestas básicas e mantêm uma quadra de vôlei nas vizinhanças.

O governo mexicano pressionou, e a Organização Mundial de Saúde concordou em mudar o nome da gripe suína para Gripe-A. Ao retirar o adjetivo que identificava sua etiologia, ocultou a informação a que os povos têm direito. A doença foi diagnosticada em um menino de La Glória, ao lado das águas infectadas pelas Granjas Carroll, empresa norte-americana criadora de porcos, e no exame se encontrou a cepa da gripe suína. O resto, pelo que se sabe até agora, é o conluio entre o governo conservador do México e as Granjas Carroll – com a cumplicidade da OMS.

Fonte: Jornal do Brasil

Herança do Clodovil - IMPORTANTE!!! LEIAM.

HERANÇA DO DEPUTADO CLODOVIL HERNANDES

Clodovil é uma figura inegavelmente polêmica. Mas tinha idéias ecoragem, além das suas contradições, tão humanas. Inteligente, com umsenso crítico aguçado, ele dizia o que os outros apenas pensavam....

Em Julho de 2008 o deputado Clodovil Hernandes apresentou à Mesa daCâmara proposta de emenda à Constituição (PEC) para reduzir o númerode deputados de 513 para 250. O projeto teve o apoio de 279parlamentares (eram necessários 172 votos para que fosse apresentado).Não passou, por interesses óbvios. De novo é o gato tomando conta dopeixe.Pelo projeto, nenhuma Unidade da Federação poderá ter menos de 4deputados nem mais de 35. Hoje, a menor representação tem 8 e a maior,70. Se a PEC passar, haverá corte de 263 deputados e redução degastos, só em despesas com os parlamentares, de R$ 26,3 milhões pormês. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.Vamos divulgar e apoiar? A idéia é ótima!!!!Fui pesquisar o custo de cada parlamentar brasileiro, e de acordo coma ONG Transparência Brasil o custo de cada deputado é de R$ 6,6milhões por ano! E o custo de cada senador é de R$ 33,1 milhões porano.
Se a emenda Clodovil passasse, reduzindo pela metade o número deparlamantares, e supondo que isso pudesse ser feito tanto na Câmaraquanto no Senado, teríamos uma economia de aproximadamente R$ 3,1BILHÃO DE REAIS!!!
Isso dá mais ou menos R$ 17,00 por habitante.


Já que o gasto público com saude é de R$ 0,64 por habitante, veja oque a economia com os parlamentares pode proporcionar!!! (No Brasil,segundo o sindicato dos hospitais de Pernambuco (Sindhospe), "para umgasto total de U$ 600 per capta/ano (em saúde), apenas US$ 300 vêm dosetor público. Destes, apenas U$ 150 são investimento federal, ouseja, U$ 0,40 por cidadão brasileiro".)

Daria para multiplicar a verba hospitalar atual por habitante por maisde 26 vezes!!!!
Além disso, teremos menos chance de corrupção, menos políticos paracontrolar.
Divulguem, se concordarem.


Quem sabe a maior obra do Clodovil não será póstuma?
Bem vindos, amigos!
Este é meu novo blog.
Um blog de denúcias e protestos...

Peço a colaboração de todos, me enviando por e-mail textos feitos por vcs ou já prontos, escritos por outras pessoas, que tragam alertas, avisos e denuncias.

Um abraço a todos e pra começar, alguns avisos mtooo importantes que eu tenho recebido de amigos por e-mail.